terça-feira, 29 de abril de 2014

Minicursos

MINICURSO 1
Instrumentalizando professores para processos educativos - lei 11.645/2008
Ementa: Historicidade e estudos culturais como instrumentos de compreensão social e contra o exotismo na educação. Comunidades, grupos e indivíduos em exclusão: formas de aproximação a outros saberes operantes. O desenvolvimento de atitudes dialógicas entre a equipe escolar. 
Proponente: Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva
Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

MINICURSO 2
Ensino da Literatura e ERER 
Ementa: Leitura e análise de contos Afro-brasileiroslevantamento de elementos identificadores de literatura afro-brasileira. Relações de intertextualidade exoliterária e intersemiose.
Proponentes: Profª Dra. Maria Aparecida Rita Moreira e Profª. Msc. Jeruse Maria Romão 
EEB Aderbal Ramos da Silva
Fórum de Educação e Relações Etnicorraciais de Santa Catarina - FEDERER)

MINICURSO 3
Pós-Abolição em Sala de Aula
Ementa: A presente proposta de minicurso pretende discutir a inserção (ou não) das renovações historiográficas sobre o pós-Abolição nos materiais didático de história, em especial para turmas de 9º anos do ensino fundamental. O que teriam feito a antiga população de escravizados com o fim da escravidão? É uma pergunta possível de se fazer quando analisamos a história do Brasil a partir dos livros didáticos (principal veículo do conhecimento histórico escola). O campo de estudo do Pós-Abolição esta vinculado ao reconhecimento da perspectiva escrava na historiografia do sistema escravista, que rompe com a noção de “escravo coisa” e mera vítima deste sistema e humaniza as populações cativas. Com essa mudança foi possível criar análises preocupadas com os destinos das populações que saíram do cativeiro, os projetos que foram formulados por e/ou para elas, suas manifestações culturais, relações sociais, ou seja, a complexa dinâmica das relações e dos conflitos da sociedade pós-escravista, que emergiram marcadas pela escravidão. Então, o pós-Abolição busca dar entendimento à formação da cidadania dos afrodescendentes.
Proponente: Prof. Me.Willian Robson Soares Lucindo
Professor de História da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

MINICURSO 4
História das populações de origem Africana em Santa Catarina: apontamentos e reflexões 
Ementa: Na perspectiva de mobilizar e visibilizar memórias e histórias a respeito da presença e das vivências de populações de origem africana em Santa Catarina, procuramos abordar neste minicurso aspectos desta história e das matrizes culturais africanas em nosso estado. Na historiografia catarinense, pelo menos na gama de produções historiográficas tradicionais e clássicas sobre Santa Catarina, até os anos de 1990 – praticamente -, é perceptível a ausência de estudos e publicações referentes às experiências de africanos e afrodescendentes. A historiografia local não é o único fator responsável pela invisibilidade dos afrodescendentes em nosso estado, pois os meios de comunicação de massa também divulgam, anualmente, através das festas locais, a imagem de um estado branco, voltado para a visibilidade das culturas de origem europeia, negando assim a presença destas culturas e memórias de origem africana. No sentido de contribuir para as novas produções e visões acerca de experiências invisibilizadas, este minicurso propõe uma leitura mais atenta sobre os aspectos da história do estado, atentando para a atuação de africanos/as e seus descendentes enquanto sujeitos históricos ativos. No sentido de contribuir para novasendentes
Proponente: Profª Karla Leandro Rascke
Doutoranda em História Social pela PUC-SP

MINICURSO 5
Memória em África e na Diáspora Africana

Ementa: Na tentativa de revisar as definições de mulher negra seja ela na literatura ou no próprio cotidiano,  ganharam corpo em nossa tradição literária retratos que pouco ou nada dizem a seu respeito, pois tem como precursor um alheio a essas vivências, visões marcadamente racialistas, sexistas ou de classe, que foram impregnando nossas interpretações sobre o Brasil, a África e a Diáspora. Em verdade, fazem parte de projetos institucionais, hegemônicos que produzem um esquecimento ideológico, para reconstituir as experiências dos grupos colonizados/subalternos nos marcos estabelecidas por essa memória dominante. Na contramão destas tendências, e em sintonia com os novos ventos trazidos, entre outros pelo campo dos Estudos Culturais, na presente oficina,  por meio de um cotejo da poesia de Nancy Morejón, escritora afro-cubana, Conceição Evaristo, escritora afro-brasileira, Toni Morisson escritora afro-americana e Chimamanda escritora nigeriana pretendo esboçar outras possibilidades interpretativas, conectadas a um  novo contexto em que as identidades culturais são muito mais complexas.  Elas  parecem produzir uma escrita sensível,  como bem o disse Miriam Alves,  uma reflexão que revela  a face de um  feminino, diferente do que se padronizou, humanizando estas mulheres negras, imprimindo um rosto, um corpo e um sentir mulher com características próprias.
Proponente: Profª Cristiane Mare da Silva
Mestranda em História Social da PUC/São Paulo

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