quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Histórico do Evento

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina NEAB/UDESC tem se constituído desde sua criação em espaço público de discussão, proposição e luta pela promoção da igualdade e valorização das populações discriminadas em nossa sociedade. Nesse momento, reafirma sua atuação propondo a realização do V Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, cuja primeira versão ocorreu no ano de 1998 no contexto da I Jornada de Educação da UDESC, antecipando a discussão dessa temática no interior da Universidade. O evento, portanto, tem sido realizado ao longo dos últimos 14 anos.

A realização do primeiro Seminário, em 1998, contou com palestrantes renomados e participantes de diversas regiões do Brasil. Seu objetivo principal foi constituir um espaço de reflexão e disseminação de informações acerca da realidade educacional dos afrodescendentes em Santa Catarina e de discussão sobre as estratégias de mudança desse quadro. Sua realização consolidou a presença dessa discussão na UDESC, permitindo a criação do Grupo de Pesquisa Multiculturalismo e a introdução de disciplinas temáticas em curso de Graduação. Em 2000, foi realizado o II Seminário inserido no conjunto de ações do Programa Diversidade Étnica na Educação, financiado parcialmente com recursos do UNIAFRO – Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior, do Ministério da Educação. Nesse contexto, o evento contribuiu para qualificar as discussões anteriores, atingindo o público direto de 175 professores/as, que passaram a atuar como multiplicadores/as da temática. Concomitante a esse resultado, houve a ampliação da atuação do NEAB no desenvolvimento de projetos em outros municípios. Em 2007 foi realizado o III Seminário, financiado parcialmente com recursos do UNIAFRO, obtendo um significativo público de 400 pessoas. O evento teve como foco de debate a implementação da Lei Federal 10.639/03 nas redes de ensino, as políticas de ação afirmativa presentes em várias instituições de ensino superior, além de aspectos da história e cultura africana e afro-brasileira. Em 2010, foi realizado o IV Seminário, que alcançou a marca de 450 participantes, com a proposição de 5 conferências, 10 mesas-redondas, 8 minicursos e oficinas e 7 eixos temáticos de comunicações coordenadas. Contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, além de um público de diversos estados do país entre professores e estudantes universitários, pesquisadores/as, professores/as de redes públicas e privadas dos diferentes níveis de ensino, ativistas do Movimento Negro e comunidade em geral.

O V Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo tem como objetivo ser um espaço de divulgação, discussão, apresentação, avaliação e debate sobre ações e propostas em prol das relações étnico-raciais, ensino de história da África e Indígena, populações ciganas e quilombolas, além da temática de direitos humanos. O intuito central é possibilitar que o V Seminário coloque em discussão os desafios e as novas perspectivas para se pesquisar e produzir conhecimento em ciências sociais e humanas, no campo da história e da educação, referente às temáticas enunciadas.

Nos últimos anos, o Governo Federal, através das suas inúmeras secretarias, especialmente a SECADI, tem procurado implementar políticas públicas de promoção da igualdade. Entre essas ações, estão inseridas as legislações pertinentes à Educação, a exemplo das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (Resolução n.1, 2004), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (Resolução n.3, 1999) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Portanto, pensamos ser pertinente organizar e realizar um evento com o objetivo de possibilitar o compartilhamento de experiências no campo da produção e difusão do conhecimento em torno dos temas das diretrizes, possibilitando assim a promoção, transmissão e intercâmbio dos saberes e práticas exercitadas em várias regiões do país.

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